FANDOM

Andreas deja
Andreas Deja
Informações Básicas
Nascimento 1 de abril 1957 (62 anos)
Gdańsk, Polônia
Morte
Residência
Causa da morte
Nacionalidade Polônia
Estatura
Nomes alternativos
Ocupações Animador
Anos ativos 1980-presente
Mãe
Pai
Parentesco
Cônjuge
Companheiro(s)
Filhos

Andreas Deja é um animador polonês que se juntou ao departamento de animação da Walt Disney Productions na década 1980, e logo se estabeleceu como supervisor de animação em vários vilões de filmes animados da Disney. Ele também é conhecido por animar Mickey Mouse em suas aparições animadas mais recentes.

Vida pregreesaEditar

Deja nasceu em 1 de abril de 1957 em Gdańsk, Polônia, mas mudou-se com sua família para Dinslaken, Alemanha, em 1958. Ele acredita ter visto Mogli - O Menino Lobo, da Disney, aos 11 anos de idade, inspirando-o a se tornar um animador. Depois de se formar no Theodor-Heuss Gymnasium (escola secundária), estudou design gráfico na Folkwang Hochschule em Essen, Alemanha.

CarreiraEditar

Um fã de longa data dos filmes de animação da Disney, Deja foi contratado pelo estúdio em 1980, depois de ter se correspondido com Eric Larson, um dos Nove Anciões, que dirigia o departamento de treinamento do estúdio. O primeiro filme em que ele trabalhou foi O Caldeirão Mágico, durante o qual ele compartilhou um cubículo com o futuro diretor de cinema Tim Burton.

Durante seus dias de novato na Disney, Deja buscou orientação e conselhos práticos de sete dos Nove Anciões da época, que já estavam aposentados antes de sua chegada. Deja coletou informações sobre os Nove Anciões ao longo dos anos e afirmou que uma de suas ambições é publicar um livro para cada um deles.

Deja é mais conhecido como o supervisor de animação de alguns dos mais memoráveis ​​vilões da Disney: Gaston de A Bela e a Fera, Jafar de Aladdin e Scar de O Rei Leão. Ele também animou Roger Rabbit de Uma Cilada para Roger Rabbit, o Rei Tritão de A Pequena Sereia, Hércules do filme de mesmo nome, Lilo de Lilo & Stitch, a Rainha Narissa de Encantada, Mama Odie de A Princesa e o Sapo e Tigrão em O Ursinho Pooh. Além disso, ele é o atual residente especialista na animação do Mickey Mouse.

Em 2006, no 35º Annie Awards, Deja recebeu o Prêmio Winsor McCay por sua excelente contribuição para a arte da animação. Recentemente, ele iniciou um blog no qual compartilha parte de sua coleção de trabalho dos primeiros animadores da Disney.

Em 2015, ele foi nomeado uma lenda da Disney na D23 Expo.

Em 2017, o Museu da Família Walt Disney sediou a exposição solo: Deja View: A Arte de Andreas Deja. [1]

Vida pessoalEditar

Deja é abertamente gay. Sua sexualidade tem sido discutida como uma influência no desenvolvimento de alguns personagens da Disney.

FilmografiaEditar

GaleriaEditar

ReferênciasEditar

  1. https://waltdisney.org/exhibitions/deja-view-art-andreas-deja

Ligações externasEditar