SNES Goof Troop Box.jpeg
Goof Troop (jogo eletrônico)
Desenvolvido por
Publicado por
Séries
Plataformas
Data de Lançamento
Gênero
Modelos
Classificações

Goof Troop é um jogo de Aventura com elementos de Puzzles, desenvolvido e publicado pela Capcom lançado no ano de 1993, para a plataforma SNES (Super Nintendo). O game é baseado na série de mesmo nome, aqui no Brasil conhecido como A Turma do Pateta, série de desenho animado lançado em 1992, mas exibido aqui no Brasil em 1997.

História[editar | editar código-fonte]

A história é bem simples, em um belo dia ensolarado, Pateta e Max decidem junto com Bafo e B.J. de fazer uma pescaria em Spoonerville, durante a pescaria, Pateta e Max avistam um navio pirata seguindo em direção a ilha de Spoonerville, e dentro do navio estavam Bafo e B.J. que haviam sido sequestrados pelos piratas. Então a dupla resolve ir até a ilha para resgatar seus amigos dos terríveis piratas que estão espalhados pela região.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Os jogadores devem escolher entre Pateta e Max, a jogabilidade com ambos é semelhante com uma diferença simples.

O Pateta é lento, mas é mais forte, podendo derrotar os inimigos com apenas uma pancada, principalmente contra inimigos como, Roger, Rob, Rap e Ramble.

Max é mais fraco, por outro lado ele pode se mover mais rapidamente pelo mapa, o que ajuda muito para escapar de algumas armadilhas.

O game é bem curto tendo uma duração de gameplay em média de 4 a 6 horas, talvez até menos se você já conhecer todos os puzzles e saber onde pegar todas as chaves, o game conta com cinco estágios, Beach a ilha onde o game se inicia, Village uma vila que foi atacada pelos piratas, Ghost Castle o castelo assombrado, Cavern o vale montanhoso e Pirate Ship o navio pirata para onde Bafo e B.J. foram levados, cada estágio conta com um Boss (Chefe) no final correspondente a sua área.

Para se defender dos inimigos e vence-los, os jogadores devem atirar potes de flores, vasos, pedras e barris neles. No game existem diversos itens com funções diferentes, usados para passarem de certas situações, como o gancho, que permite que Max e Pateta criem uma ponte acima de um buraco ou empurrar os inimigos. Cada jogador pode carregar somente um item no modo multiplayer, já no modo single-player o jogador pode alternar entre dois itens. Caso um dos personagens já esteja carregando o máximo de itens, ao tentar adquirir um novo ele irá trocar de lugar com o item antigo que estiver ativo. Além disso, existem frutas e diamantes espalhadas pelos mapas. Enquanto as frutas aumentam a saúde do personagem, concedendo “coração”, um detalhe interessante é que o número de corações vai de um a seis, porém sempre que é atingido por um inimigo o jogador perde todos os corações, mas não morre, independente se tem um ou seis, se o jogador conseguir sete corações ganha uma vida, há também o diamante vermelho que concede uma nova vida, enquanto o diamante verde fornece um continue.

Além de ser direcionado para multiplayer, ele também é direcionado à solução de puzzles (quebra-cabeças). Em determinadas situações, o jogador terá que chutar blocos de maneira que eles fiquem em cima de marcas no chão, para que esse possa abrir portas e avançar no jogo. Em algumas partes será também necessário colocar tábuas em buracos no chão ou criar caminhos com cordas usando o gancho para que possam atravessar para o outro lado sendo que, ao fazerem isso, perdem os itens. O jogo não conta com um sistema de save, caso pare de jogar ou tenha perdido todos os continues, Game-Over, o jogador deve se utilizar dos passwords para avançar para os demais estágios.

Inimigos[editar | editar código-fonte]

Jolly: Um dos inimigos mais comuns do game, porém um dos mais fracos. Roger: Outro inimigo comum, é um pouco mais forte que o Jolly, mas não oferece tanto perigo.

Roger: Outro inimigo comum, é um pouco mais forte que o Jolly, mas não oferece tanto perigo.

Jack: Semelhante ao Jolly, mas atira facas contra os jogadores.

Rob: Semelhante ao Roger, mas se transforma em uma bola para atropelar os jogadores.

Rap: Semelhante ao Rob, mas pode chutar blocos contra os jogadores.

Jester: Semelhante ao Jack, mas ele segura objetos e também pode atirá-los contra os jogadores.

Ramble: Semelhante ao Rap, e cospe fogo contra os jogadores.

Chefes[editar | editar código-fonte]

Jester Hole: Chefe do primeiro estágio, é uma gangue formada por sete Jesters, que ficam atirando barris, bombas e mamonas contra os jogadores.

Fire Bug: Boss do segundo estágio, é um piromaníaco que fica atirando tochas e cuspindo fogo contra os jogadores.

Red and Blue Skeletons: Chefes do terceiro estágio, atiram ossos para atingir os jogadores, os ossos do Esqueleto Vermelho são mais diretos parando no primeiro obstáculo, já os do Esqueleto Azul ricocheteiam sendo mais difíceis de esquivar.

Red and Green Rumbler: Chefes do quarto estágio, são duas centopeias que atacam os jogadores com investida direta, seu cenário também apresenta obstáculos como estalagmites caindo do teto e corredores com abismo.

Keelhaul Pete: É o último Boss, ataca os jogadores investindo em um ciclone e atirando bombas para todos os lados.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.