FANDOM

Images2
Ivon Curi
Informações Básicas
Nascimento Ivo José Curi
5 de junho de 1928
Caxambu, Minas Gerais, Brasil
Morte 24 de junho de 1995 (67 anos)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Residência
Causa da morte falência múltipla dos orgãos e insuficiência respiratória
Nacionalidade Bandeira Brasileira Brasileiro
Estatura
Nomes alternativos
Ocupações Cantor, compositor e ator brasileiro
Anos ativos 1947-1995
Mãe
Pai
Parentesco
Cônjuge
Companheiro(s)
Filhos

Ivo José Curi, conhecido como Ivon Curi, (Caxambu, 5 de junho de 1928 — Rio de Janeiro, 24 de junho de 1995) foi um cantor, compositor e ator brasileiro.

Passou a infância e parte da adolescência em sua cidade natal. Era filho de José Kalil Curi e de Maria Curi, e irmão do famoso locutor esportivo Jorge Curi e do locutor noticiarista Alberto Curi, ambos também falecidos. Foi batizado na Igreja Matriz de Caxambu, em 29 de março de 1929, pelo monsenhor José João de Deus, tendo como padrinhos Assad Safade e sua irmã mais velha, Jenny Curi, a qual passaria a criá-lo depois da morte de sua mãe, em 1936. No início dos anos 1940 mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou inicialmente na Pan American Airlines em terra.

Iniciou sua carreira artística como cantor em 1947, contratado como cantor principal da orquestra do maestro Zaccarias, do Hotel Copacabana Palace.

Notabilizou-se também por suas participações como ator e cantor em inúmeras chanchadas da Atlântida durante a década de 50.

Em 1960, gravou, ao lado de Elizeth Cardoso, um jingle para a campanha vice-presidencial de João Goulart.

Em 1966, participou do programa Adoráveis Trapalhões com Renato Aragão, Wanderley Cardoso e Ted Boy Marino.

Nos anos 80 foi homenageado pelo diretor Ivan Cardoso em As Sete Vampiras e O Escorpião Escarlate, filmes nos quais reproduz o seu tipo aristocrático e abobalhado dos tempos de Atlântida.

Seu último personagem em televisão foi o gaúcho Gaudêncio da Escolinha do Professor Raimundo.

Ivon Curi morreu aos 67 anos de idade na cidade do Rio de Janeiro devido à falência múltipla dos orgãos e insuficiência respiratória, em 24 de junho de 1995. Casado com Ivone Curi, deixou quatro filhos, Ivana, Ivan, Ivna e Ivo.