Disney Wiki
Advertisement
Kronk
Kronk
Informações de fundo
Filmes A Nova Onda do Imperador
A Nova Onda do Kronk
Curtas
Programas de televisão A Nova Escola do Imperador
Jogos
Atrações de parque
Interpretado por
Interpretada por
Animadores
Voz Bandeira eua Patrick Warburton
Bandeira Brasileira Guilherme Briggs
Performance modelo
Designer
Inspiração
Honras e prêmios
Nome completo
Outros nomes
Personalidade
Aparência
Ocupação
Alinhamento
Afiliações
Casa
Gosta
Não Gosta
Pais
Irmãos
Outros parentes
Cônjuge(s)
Filhos
Animal de estimação
Amigos
Inimigos
Habilidades

Posssesoes

Armamento
Estado
Citação

Kronk é um ajudante capanga de Yzma e antagonista secundário do filme de 2000 da Disney, A Nova Onda do Imperador. Ele serve como protagonista do filme de 2005, A Nova Onda do Kronk.

Fundo[]

Personalidade[]

Kronk começa como assistente leal de Yzma, independentemente de seu abuso constante, ajudando-a onde ela é muito velha ou não está disposta a fazer as coisas sozinha. Ele é muitas vezes mostrado como alheio, desprovido de bom senso ou de outra forma não muito inteligente, o que o deixa facilmente suscetível às ordens de Yzma. Apesar de trabalhar para Yzma, Kronk é uma pessoa genuinamente gentil e gosta de ajudar as pessoas ao seu redor. Sua lealdade a Yzma parece derivar em grande parte de ser um agradador do povo, independentemente das pessoas em questão.

Kronk tem uma tendência a conversar com pequenas personificações de anjo e diabo de si mesmo quando confrontado com um dilema moral, embora essas manifestações de sua consciência estejam apenas em sua mente.

Apesar de não ser tão inteligente, ele aponta as muitas falhas no plano de Yzma, e é melhor em lembrá-las do que ela, como os muitos animais em que Kuzco se transformou e, como mostrado em "Everyone Loves Kuzco", quais alimentos ela pocionou.

Habilidades[]

Kronk é capaz de incríveis atletismos sobre-humanos, como correr de uma escola para sua casa e voltar em meros segundos, e correr até uma montanha (enquanto tem um assento amarrado ao corpo com Yzma andando no topo). Através da série, descobriu-se que Kronk vem de uma família de defensores da saúde atlética e fitness. Foi revelado no episódio Oops, All Doodles de The Emperor's New School que Kronk tem um talento para desenhar, ele também sabe falar e entender "Squirrel Squeak" e todas as outras criaturas da floresta.

A maior habilidade de Kronk, no entanto, é seu talento como chef, capaz de pegar qualquer receita que seja necessária no momento. Ele se orgulha particularmente de seus puffs de espinafre, o que o fez trair Yzma depois que ela os insultou por frustração.

Aparições[]

A Nova Onda do Imperador[]

A primeira aparição de Kronk o apresenta ao lado de Yzma, sendo apresentado como seu mais recente guarda-costas.

Enquanto ajudava Yzma a fornecer sua pedra Kuzco para ela quebrar depois que ela foi demitida, ele pensou que o imperador teria ficado melhor e que é melhor que ela esteja tirando sua raiva nas cabeças de pedra em vez do verdadeiro Kuzco, inadvertidamente inspirando Yzma a se livrar de Kuzco.

Durante o jantar com o imperador, Kronk colocou o que deveria ser o veneno em uma das bebidas e serviu a bebida envenenada a Kuzco. No entanto, ele estava distraído quando seus puffs de espinafre ainda estavam no forno, então ele voltou para a cozinha para salvá-los enquanto Kuzco e Yzma conversavam sobre ele. Depois que ele veio com os puffs de espinafre, ele não conseguia se lembrar de qual bebida servir Kuzco (e ele ficou sem "veneno"), então ele improvisou com água de um vaso próximo e fez margaritas venenosas agitadas. Depois de dar a todos suas bebidas, Kronk secretamente alertou Yzma para não beber o veneno. Ela secretamente jogou a dela em um cacto enquanto ele fingia beber o dele. Quando parecia que seu plano funcionava, Kuzco de repente volta e começa a se transformar em uma lhama. Depois de alguma dificuldade, Yzma conseguiu fazer Kronk deixar Kuzco inconsciente. Depois de se perguntar o que deu errado, Yzma verificou o frasco e percebeu que o "veneno" era realmente extraído da poção de lhama. Kronk então afirma que ela deveria rerotular suas poções antes de ser ordenada a "Tirá-lo da cidade e terminar o trabalho" (embora eles tivessem tempo para sobremesa e uma xícara rápida de café).

Ele tenta fazer isso colocando a forma inconsciente de Kuzco em um saco e despejando esse saco em um canal que leva a uma queda precariamente longa. Antes que ele pudesse fazer isso, no entanto, seu anjo e diabo aparecem em seus ombros, ambos discutindo se ele deveria ou não se afastar ou agir para salvar Kuzco. Decidindo, Kronk então decide salvar Kuzco de ir além do limite. Mais tarde, quando Kronk desce um lance de escadas, ele tropeça em um gato e deixa cair a bolsa, que pousa no carrinho de Paca no momento em que ele está partindo para sua aldeia. Vendo isso, Kronk tenta ir atrás de Pacha, mas é tarde demais para detê-lo antes que ele desapareça na multidão. Depois de perder Pacha, Kronk espera que seu fracasso em matar Kuzco não volte para assombrá-lo.

Ironicamente, isso volta para assombrá-lo quando ele acidentalmente deixa escapar para Yzma que Kuzco ainda está vivo, e então este decide partir para encontrar Kuzco para que ele possa ser morto corretamente. No entanto, apesar de procurar quase todas as aldeias ao redor do palácio, eles são incapazes de encontrar Kuzco até que eles encontram Bucky, o Esquilo, com quem Kronk pode falar devido a ter sido um Esquilo Júnior. Depois de descobrir sobre uma "lhama falante" do esquilo, a dupla partiu para encontrar Kuzco novamente.

Ao longo do caminho, eles se perdem e logo param na Mudka's Meat Hut, onde Pacha e o disfarçado Kuzco também estão jantando. Enquanto está lá, Kronk encontra Pacha, mas tem dificuldade em se lembrar de onde o viu antes. Mais tarde, quando Yzma expressa desagrado pelos itens do cardápio, ele decide ir conversar com o Irate Chef sobre fazer pedidos especiais. O Chef, no entanto, indignado com todos os pedidos, decide pedir demissão na hora, e Kronk logo se vê assumindo o trabalho, para frustração de Yzma.

Enquanto dormia na selva naquela noite, Kronk de repente se lembra de ver Pacha quando ele estava deixando o palácio, e conclui que ele provavelmente trouxe Kuzco de volta para sua aldeia, deduzindo que se ele e Yzma encontrarem a aldeia, eles encontram Pacha, e por extensão, Kuzco, então começa a acordar Yzma e contar a ela sobre sua liderança. No dia seguinte, eles vão para a aldeia de Pacha, alegando serem seus parentes. Enquanto Yzma conversa com a esposa de Pacha, Chicha, Kronk brinca de pular corda com seus filhos. Ficando com a impressão de que Chicha está escondendo algo, Yzma e Kronk passam a vasculhar a casa. Chicha os coloca em um quarto escuro, permitindo que Kuzco e Pacha ganhem uma vantagem, embora Yzma os veja. Uma corrida para o palácio começa, mas de alguma forma Yzma e Kronk derrotam Kuzco e Pacha para o palácio.

Perto do final do filme, quando Yzma jogou Kronk um punhal para que ele pudesse acabar com Kuzco e Pacha, seu diabo aparece em seu ombro, mas seu anjo está atrasado em aparecer. Enquanto tenta colocar o anjo em seu ombro para cima do que está acontecendo, para a confusão dos espectadores, Yzma o interrompe e começa a menosprezá-lo por ser incapaz de fazer tarefas simples, chamando-o de "um macaco muito, muito, grande e estúpido" no processo. Para piorar, ela revelou que odiava os puffs de espinafre dele. Kronk, então, começou a chorar. Seu lado diabo era todo para atacar Yzma, seu anjo lhe assegurou que "do alto, os ímpios receberão sua justa recompensa". Kronk olhou para cima e avistou um lustre convenientemente colocado acima de Yzma. Ele começou a cortar a corda que a segurava, fazendo com que o lustre pousasse em cima dela, mas Yzma sobrevive porque ela é tão fina que passou por ela. Yzma então o deixa em um alçapão, mas ele mais tarde emerge vivo e bem quando ele abriu um buraco do portal enquanto encontra sua saída, esmagando acidentalmente Yzma que se transforma em um gato antes que ela pudesse tomar o antídoto para se voltar para o humano. Kronk ficou maravilhado com as chances do alçapão que levava àquela vigia. No final do filme, ele a recruta para fazer parte de seus batedores de esquilo.

A Nova Onda Do Kronk

Na sequência, o imperador Kuzco narra a história sobre Kronk, agora chefe de cozinha e entregador de Mudka's Meat Hut, preocupado com a próxima visita de seu pai. O pai de Kronk sempre desaprovava os interesses culinários do jovem Kronk e desejava que Kronk se estabelecesse com uma esposa e uma grande casa em uma colina.

Em um flashback, Kronk conta a história de como quase teve os dois. Como um cúmplice involuntário do plano de Yzma de vender óleo de cobra como uma poção juvenil, ele ganha dinheiro suficiente para comprar a casa dos velhos e colocar sua grande casa nova lá; Mas então, quando ele percebe que eles venderam tudo o que possuem em troca de algo que não funciona, ele devolve sua casa para eles.

Kronk, como o conselheiro do acampamento dos Esquilos Juniores no Acampamento Chippamunka, se apaixona por sua colega conselheira Sra. Birdwell; mas os Esquilos Juniores e as tropas da Sra. Birdwell estão fartos do poder de Kronk e Birdwell sobre eles. Quando um de seus esquilos puxa uma brincadeira para ganhar os campeonatos do acampamento e é pego, Kronk protege o garoto ao custo de alienar seu amor.

O pai de Kronk, Papi, chega, e a confusão se segue quando vários amigos solidários tentam se passar por ele como esposa e filhos de Kronk. Mas, no final, Kronk percebe que sua riqueza está em suas amizades. É isso que finalmente ganha os polegares de seu pai.

Nos créditos, são mostradas as fotos da lua de mel de Kronk e Birdwell, incluindo em Paris, Pisa e Veneza.

A Nova Escola do Imperador

Kronk é mais uma vez parceiro de Yzma e ainda amigo de Kuzco, apesar de realizar os planos constantes de Yzma para drogar Kuzco com uma poção de transformação. No episódio final, Kronk é nomeado o novo conselheiro de Kuzco (antigo trabalho de Yzma), enquanto Yzma se torna seu ajudante (antigo trabalho de Kronk).

Foi mostrado que, apesar de ter alguma quantidade de ódio por ela, Kronk valoriza sua posição como lacaio de Yzma em algum grau, como visto quando ela o demitiu em várias ocasiões. Ele atua como ajudante de Kuzco, muitas vezes participando de seus esquemas mal-intencionados. Ao trabalhar para destruir Kuzco, a consciência de Kronk muitas vezes atrapalha.

Na série, Kronk trabalha na Mudka's Meat Hut na maior parte do tempo também. Uma piada recorrente na série envolve Kronk esquecendo a Yzma do diretor Amzy disfarçada. No entanto, Kronk revelou no final da série "Graduation Groove" que ele sabia sobre três episódios antes do referido episódio, e apenas fingiu esquecer.

Amizade à parte, Kuzco vê Kronk como um rival, já que Kronk ganha muita fama e glória por ser o atleta e fisiculturista estrela da escola.

Jogos eletrônicos[]

Disney Heroes: Modo de Batalha[]

Kronk aparece pela primeira vez como um personagem jogável no jogo móvel. Ele foi originalmente desbloqueado no login, embora no final do dia ele seria substituído por vários heróis de login. Ele é um dos personagens que tem interações, além de suas habilidades que são as mesmas do filme.

Seus amigos de missão são Yzma, Chip e Dale, Dr. Drakken e Shego de Kim Possible.

Parques Disney

Kronk apareceu como um personagem ambulante quando o filme foi lançado, embora ele seja raro de encontrar agora.

Walt Disney Mundo[]

Kronk também hospeda a estação interativa de pintura de personagens na área pós-show de The Magic of Disney Animation no Disney's Hollywood Studios.

Em Sorcerers of the Magic Kingdom, Kronk aparece na missão Adventureland ajudando Yzma em seu plano para governar Adventureland. Kronk é ordenado a implantar poções na comida da aldeia para transformar todos em alpacas. A consciência de Kronk o impede de fazê-lo imediatamente e é atacado pelos hóspedes do parque. Kronk, acreditando que estão atrás de sua receita, se retira de cena. Mais tarde, ele é visto continuando sua missão em sua própria cozinha e encontra os convidados mais uma vez. Ele explica que ele deve seguir as ordens de Yzma, levando os convidados a lutar contra ele e, eventualmente, derrotá-lo.

Kronk aparece em Wonderful World of Animation como capanga de Yzma.

Disneylândia Paris[]

Em 2013, Kronk retornou como um personagem de encontro e saudação na Disneyland Paris como parte do Disney Dreamers Everywhere! Eventos. Em 31 de dezembro, ele aparece ao lado de Yzma e seu maravilhoso marido, Gaston, na versão francesa da atração Disney Stars and Motorcars Parade. Em 2017, Kronk, Yzma e Gaston apareceram durante o evento Halloween Soirée.

Em 2019, Kronk aparece ao lado de Kuzco e Yzma no Tuesday Is Guest Star Day of Disney Stars on Parade.

Disney Cruzeiros[]

Em Villains Tonight, Kronk é visto pela primeira vez no segmento "Yzmopolis" fazendo alguns vocais de apoio para seu marido, a performance da música de Gaston. Mais tarde, ele foi visto com Iago em um segmento no estilo talk show. Ele é visto pela última vez com Yzma e os outros vilões realizando o final.

Trivia[]

  • O aniversário de Kronk é no dia 27 de novembro.
  • O design de Kronk pode ter sido inspirado em seu dublador, Patrick Warburton, que tem um físico forte e fica em 6'3". Warburton também é conhecido por interpretar personagens musculosos e altos, como The Tick e Brock Samson de The Venture Brothers.
  • Patrick Warburton improvisou Kronk cantarolando sua música-tema.
  • Não há evidências específicas de sua idade, mas em The Emperor's New Groove, Kuzco pergunta a Yzma "Ele é o quê, em seus vinte e poucos anos?", ao que ela responde "Não tenho certeza".
  • Na série de TV, apesar de ser considerado obscuro por Yzma e Kuzco, Kronk é muitas vezes mostrado para ser surpreendentemente perspicaz quando necessário.
  • Os puffs de espinafre de Kronk são, na verdade, empanadas, um prato típico da América Latina, especialmente entre os nativos latino-americanos, como os personagens do filme. Enquanto a Kronk fazia empanadas de frango e espinafre, as empanadas também podem ser feitas com uma mistura de presunto e queijo, mas de longe as empanadas mais populares são aquelas com carne moída. A palavra "puff" é usada no filme porque é a palavra mais próxima na língua inglesa para descrever uma empanada.
    • Kronk ser um chef supremo nativo da América Latina cuja especialidade é empanadas o torna semelhante a La Chacha, um personagem dos quadrinhos argentinos "Patoruzu" e "Patoruzito".
  • De acordo com o livro Disney Villains: The Secret Files, Yzma originalmente contratou pelo menos um jovem grande e obscuro para servir como seu assecla (um dos quais se chama Kandu) antes de contratar Kronk.
    • No filme, Kuzco revela que Yzma contrata um novo assecla uma vez por década, dada a idade de Kuzco, ele só teria conhecido um minion antes de Kronk.
  • Ao contrário de sua chefe Yzma, que tem roupas diferentes e sua forma de gato, Kronk mantém sua mesma roupa azul durante todo o filme, exceto durante o funeral falso, em que ele usa preto, durante a cena secreta do laboratório, em que ele usa um jaleco, e a busca por Kuzco, quando ele usa uma versão marrom de sua roupa principal.
  • A explicação mais possível para Kronk supostamente ser judeu é que ele descende de um converso (um judeu que se converteu ao catolicismo) ou marrano (cripto-judeu) que se casou com um nativo inca. Na série, Kronk revela que não é nativo Inca, mas afirma que ele é Kronkenitzan.
  • A distração de Kronk pode ser contribuída para o fato de que ele muitas vezes deixa cair um piano em sua cabeça para que ele possa esquecer a receita secreta do prato Caneca de Carne para guardar, que um item de menu de marca registrada no restaurante que ele trabalha como chefe de cozinha.
Advertisement