FANDOM

AMELIA
Maga Patalójika
Informações de fundo
Filmes Tio Gininha e a Pipeta Dourada
Curtas
Programas de televisão DuckTales: Os Caçadores de Aventuras
Darkwing Duck (participação)
TV Quack Quack (Participação)
DuckTales: Os Caçadores de Aventuras (reboot)
Jogos Donald no Obake Taiji
Atrações de parque
Protagonizado por
Protagonizada por
Animadores
Voz Bandeira eua June Foray (1987-2013)
Catherine Tate (na série de 2017)
Performance modelo
Designer Carl Barks
Inspiração Gina Lollobrigida
Sophia Loren
Gina Augusto Grein
Honras e prêmios Nobel de Bruxaria 2016
Nome completo
Outros nomes
Personalidade Insana, orgulhosa, cruel, agressiva, arrogante, conivente, explosiva, rebruscada.
Aparência Cabelo preto, camisa, preta, sapatos pretos
Ocupação Bruxa
Alinhamento
Afiliações
Casa
Família
Animal de estimação Gina Dog
Amigos Madame Mim, Irmãos Metralha, Luiz Afonso Nectar
Inimigos Tio Patinhas, Pato Donald, Huguinho, Patrícia, Capitão Boing, Gastão, Madame Patilda, Margarida
Habilidades Magia negra
Possessões
Armamento
Status
Citação
Sheesh! Ela fica tão empolgada!
Irmãos Metralha

Maga Patalógica é uma vilã recorrente nos quadrinhos do Tio Patinhas, criada por Carl Barks. Feiticeira do mal, Maga apareceu pela primeira vez na história em quadrinho de 1961 O Toque de Midas, tendo o objetivo de roubar a moedinha número um de Patinhas McPato, para jogar num vulcão e transforma-lo no toque de Midas, e se transformar na pata mais rica do mundo.

Projeto Editar

Maga vive nas encostas do Monte Vesúvio, próximo a Nápoles, Itália. Sua principal motivação é roubar o centavo número um do Tio Patinhas e derretê-lo no fogo do vulcão para transformá-lo em um poderoso artefato mágico, capaz de conceder o toque de Midas ao usuário para transformar qualquer coisa em ouro.

Ao contrário de outras pessoas que pensam que o centavo número um seja um amuleto da sorte, Maga não acredita que ele seja a fonte de riqueza do Tio Patinhas, mas que a riqueza do Tio Patinhas seja a fonte dos poderes do centavo, pois ela tenta roubá-lo porque é a primeira moeda que o pato mais rico da Terra já ganhou, e foi tocada com frequência por ele.

Pode-se notar quando ela rouba a moeda de dez centavos, mas a entrega de volta quando percebe que de alguma forma fez a moeda de dez centavos perder esse estatuto. Exemplos de tais histórias são Of Ducks and Dimies and Destinies, quando ela viaja de volta no tempo e acaba em Glasgow para roubar a moeda de dez centavos.

Ela às vezes forma equipe com os Irmãos Metralha ou sua boa amiga, e por vezes, companheira de casa, Madame Mim. Ela também tem um corvo chamado Ratface nos quadrinhos. Outros personagens mais próximos de Maga incluem sua avó, Granny De Spell, que, embora alegue ser uma das mais poderosas das bruxas, não tem sido bem sucedida na obtenção do centavo número um. Maga ainda tem um aprendiz, o bungling sem esperança Samsons Hex. Há também Rosalio, um ganso estúpido, que afirma ser seu noivo. Ele é descrito assim por parentes de Maga, mas é sempre rejeitado pela mesma. Maga tem uma relação estranha com Scrooge, ao ponto de, por vezes, até mesmo manifestando-se em atração mútua.

Poderes e habilidades Editar

Maga é uma bruxa muito poderosa e têm uma série de poderes mágicos, como a habilidade de teletransportar-se sobre grandes distâncias, o poder de evocar e transmutar a matéria em um nível sob-molecular, e a habilidade de se transformar em qualquer animal que ela quiser. Ela também gosta de usar "bombas", um traço que ela teve desde a sua primeira estreia nos quadrinhos, e ela usa versões hipnóticas delas para enganar o Mancha Negra no arco crossover de Darkwing Duck, Dangerous Currency.

Material impresso Editar

Quadrinhos do Darwing Duck Editar

Nos quadrinhos Darwing Duck publicados pela Boom! Studios, ela é uma vilã recorrente. Em Crisis on Infinite Darkwings, ela liberta Negaduck da prisão depois de sua fracassada tentativa de atacar Drake Mallard (a quem ela descobriu que era o Darwing Duck) um ano antes. Ela envia vários Tio Patinhas de universos alternativos ao normal, St. Canard. Maga planeja forçar o Capitão Boing para levá-la ao centavo do Tio Patinhas. Mais tarde, ela tem um duelo de feiticeira com a Morgana Macawber. Maga foge da batalha após a chegada repentina de Paddywhack.

Curiosidades Editar

  • Carl Bank disse que ele inspirou esta bruxa pela atriz italiana Gina Lollobrigida.
    • Gina interpretou Esmeralda, no primeiro filme colorido "Notre-Dame de Paris", e a Fada Azul em uma série italiana baseada na história de Pinóquio. Nestes filmes ela é chamada por muitos personagens de "bruxa", o primeiro porque a acusaram de ser parceira do Diabo (devido ao fato de que ela é uma cigana) após a morte (ou não) de Phoebus, e o outro ela foi considerada muito demasiada quando puniu Pinóquio.
  • Poe De Spell, na Itália, é um corvo comum chamado Gennarino, a mesma coisa em DuckTales (mas ainda é considerado o irmão de Maga).
  • Seu nome na dublagem original é "Magica De Spell", Magica é uma palavra italiana que significa "mágica".