Disney Wiki
Advertisement
[[File:
000croppedimage318436-macchianeraintera
|258px]]
Mancha Negra
Informações de fundo
Filmes
Curtas
Programas de televisão
Jogos
Atrações de parque
Interpretado por
Interpretada por
Animadores
Voz
Performance modelo
Designer
Inspiração
Honras e prêmios
Nome completo
Outros nomes
Personalidade
Aparência
Ocupação
Alinhamento
Afiliações
Casa
Gosta
Não Gosta
Pais
Irmãos
Outros parentes
Cônjuge(s)
Filhos
Animal de estimação
Amigos
Inimigos
Habilidades

Posssesoes

Armamento
Estado
Citação

Mancha Negra (The Phantom Blot, no original, em Inglês) é um vilão das histórias em quadrinhos (banda desenhada) da Disney. Ele é um dos principais vilões que aparecem nas histórias do Mickey Mouse.

Tradicional inimigo de Mickey, é conhecido por assaltar bancos, deixando como marca pessoal uma mancha de tinta preta. Mickey sempre o apanha em flagrante.

Publicações[]

A sua primeira aparição ocorreu no arco de história Outwits the Phantom Blot, de Floyd Gottfredson, publicado em tiras diáriasnos jornais em 1939.[1]. Esta história foi publicada pela primeira vez no Brasil na revista "O Pato Donald" 18, de 1951, com o título "O Fantasma".

A primeira história criada no Brasil foi "O Roubo do Fogo Olímpico", publicada na revista "Edição Extra" 52, de 1972, com o tema "Pateta Olímpico"[2].

Nos anos 60 ressurge como um dos principais inimigos do Mickey e como "galã" da bruxa Madame Min, em ótimas histórias desenhadas pelo grande artista Paul Murry.

A partir dos anos 70, é personagem frequente nas histórias produzidas no Brasil pela Editora Abril, nas quais aparece como vilão as vezes liderando os Irmãos Metralha e enfrentando também o Pateta, o Superpateta, e o Tio Patinhas.

Na história em quadrinhos Nas Garras do Mancha Negra, o Mancha capturou a Minnie, e se Mickey não der um conselho melhor pra ele, ela vai ser dada de comida para as piranhas famintas.

Legado[]

O personagem é usado como um símbolo por várias torcidas de organizadas do Brasil e de Portugal, de modo a associar sua cor as das equipes, como a Mancha Alviverde do Palmeiras (onde o vilão é retratado com a cor verde), Mancha azul do Cruzeiro (cuja cor predominante é azul) e Mancha Negra do Vasco da Gama e da Associação Acadêmica de Coimbra (esses com a sua cor original). Há também uma escola de samba com o nome GRCES Mancha Verde, também associado com o Palmeiras, que usa também um versão verde do vilão como seu símbolo. O personagem foi também o mascote do clube Americano de Campos, no estado do Rio de Janeiro, durante as décadas de 80 e de 90, mas foi substituído pelo Mosqueteiro Alvinegro do .

Advertisement