FANDOM

20215532.jpg-r 1920 1080-f jpg-q x-xxyxx
O Diário da Princesa
Dirigido por
Produzido por
Escrito por
Roteiro
História
Narrado(a) por
Elenco
Música por
Cinematografia
Editado por
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição
Lançamento
Duração
Idioma
Orçamento
Receita
Precedido por
Seguido por

O Diário da Princesa é um filme de comédia estadunidense de 2001 produzido pela Brownhouse Productions e distribuído pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Garry Marshall, produzido pela cantora e atriz Whitney Houston e baseado no livro de romance de mesmo nome de Meg Cabot lançado em 2000. Estrelado a estreia no cinema Anne Hathaway como Mia Thermopolis, uma adolescente que descobre que ela é a herdeira do trono do reino fictício de Genovia, governado por sua avó, a Rainha viúva Clarisse Renaldi, como papel pela atriz Julie Andrews. Ele também é estrelado por Heather Matarazzo como a melhor amiga de Mia, Lilly Moscovitz, Héctor Elizondo como Joseph, chefe da segurança da rainha, e Robert Schwartzman como irmão de Lilly, Michael, que tem uma queda por Mia.

Lançado nos cinemas nos Estados Unidos em 3 de agosto de 2001 e no Brasil em 18 de janeiro de 2002, o filme alcançou a posição #3 na bilheteria. O Diário da Princesa foi um sucesso comercial, arrecadando $165,335,153 em todo o mundo. A sequência, O Diário da Princesa 2: Casamento Real, foi lançado em 2004.