The Absent-Minded Professor.jpg
O Fantástico Super-Homem
Dirigido por
Produzido por
Escrito por
Roteiro
História
Narrado(a) por
Elenco
Música por
Cinematografia
Editado por
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição
Lançamento
Duração
Idioma
Orçamento
Receita
Precedido por
Seguido por

O Fantástico Super-Homem é um filme estadunidense de 1961 dos gêneros comédia e ficção científica, dirigido por Robert Stevenson e produzido pela Walt Disney Productions. O roteiro de Samuel W. Taylor e Bill Walsh adapta o conto de Taylor chamado A Situation of Gravity.

O título original em inglês foi inspirado por Hubert Alyea, um emérito professor de química da Universidade de Princeton, apelidado de Dr. Boom por suas demonstrações com explosivos. A boa bilheteria obtida pelo filme motivou o lançamento dois anos depois de uma sequência chamada O Fabuloso Criador de Encrencas. O filme foi realizado em preto e branco e, juntamente com Felpudo, o Cão Feiticeiro de 1959 e o citado O Fabuloso Criador de Encrencas de 1963, foram os poucos assim produzidos pela Disney, após de 1941. Em 1986 foi lançada uma versão colorizada , uma das primeiras dos filmes da Disney.

O filme é relançado nos cinemas em 1967 e 1975, e em vídeo nos anos de 1981, 1986 e 1993. A versão de 1986 e 1997 (colorizada) foi feita após a exibição do filme ter sido sucesso no Disney Channel em março daquele ano.