FANDOM

TLK Vintage Broadway Poster

O Rei Leão é um musical baseado no filme de animação de 1994 da Disney de mesmo nome com música de Elton John com letras de Tim Rice, com músicas adicionais de Hans Zimmer, Lebo M. e Mark Mancina. Dirigido por Julie Taymor, o musical conta atores em fantasias de animais, bem como gigantes e ocos fantoches. O show foi produzido pela Disney Theatrical.

O musical estreou em 8 de julho de 1997, em Minneapolis, Minnesota, no Teatro Orpheum, e foi um sucesso instantâneo antes de sua estreia na Broadway no New Amsterdam Theatre em 15 de outubro de 1997; A abertura oficial foi no dia 13 de novembro de 1997. Em 13 de junho de 2006, a produção da Broadway mudou-se para o Minskoff Theatre para abrir o caminho para a versão musical de Mary Poppins; no Minskoff ainda está em cartaz depois de mais de 6.700 apresentações. É o terceiro musical mais tempo em cartaz na história da Broadway e a maior bilheteria de uma produção da Broadway em todos os tempos, tendo arrecadado mais de US$ 1 bilhão, e o musical de maior sucesso em todo mundo na história, tendo arrecado US$ 6 bilhões.

O show estreou em West End no Lyceum Theatre em 19 de outubro de 1999 e ainda está em execução. O elenco da produção do West End foram convidados para se apresentar no Royal Variety Performance 2008, no London Palladium em 11 de dezembro, na presença de altos membros da família real britânica.

Em junho de 2012, foi confirmada a estreia, para 28 de março de 2013, de uma produção em São Paulo, com a atriz sul-africana e ex-atriz da turnê nacional Phindile Mkhize no papel da babuína Rafiki e com as traduções sendo feitas por Gilberto Gil. O musical estreou com sucesso em São Paulo, tendo sua temporada prorrogada até 2014. Ele encerrou sua temporada em São Paulo no dia 14 de dezembro de 2014.