FANDOM

Tataguarnieri
Tatá Guarnieri
Informações Básicas
Nascimento José Otávio Guarnieri
19 de agosto de 1954 (63 anos)
Cidade de São Paulo, SP, Brasil
Morte
Residência
Causa da morte
Nacionalidade Bandeira Brasileira Brasileiro
Estatura
Nomes alternativos
Ocupações Dublador, cantor, ator, produtor musical, locutor, compositor e instrumentista
Anos ativos 1990-presente
Mãe
Pai
Parentesco Gianfrancesco Guarnieri (tio)
Cônjuge
Companheiro(s)
Filhos Caio Guarnieri
Isabella Guarnieri

José Otávio Guarnieri (São Paulo, 19 de agosto de 1954), conhecido popularmente como Tatá Guarnieri, é um ator , cantor , instrumentista musical , ex - produtor musical , compositor , locutor e dublador brasileiro. Tatá começou sua carreira como músico na TV Cultura na qual participou de um programa infantil chamado Catavento como produtor musical, além de ter feito pequenos papéis em outros programas. Após fazer um curso de teatro para se tornar ator, o também dublador Jorge Barcellos o convidou a fazer um teste na extinta SC, dando início a sua carreira de dublador em 1990.

Também foi cantor e instrumentista musical no qual lançou seu disco solo no estilo MPB.

Os seus trabalhos mais conhecidos como dublador são: Kenshin Himura de Samurai X, Afrodite de Peixes de Os Cavaleiros do Zodíaco, o personagem-título de Metalder e Pateta. Ele também dublou Roger Rabbit em Uma Cilada para Roger Rabbit, o personagem Chaves da série homônima, após o falecimento do dublador Marcelo Gastaldi, Soun Tendo em Ranma ½, Afrodite de Peixes, substituindo Ézio Ramos na redublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco, Olho de Tigre em Sailor Moon Super S, Alexander em Os Camundongos Aventureiros, George em Os Jetsons, Catatau em desenhos do Zé Colméia e Michelangelo de As Tartarugas Ninja. Também narrou a versão brasileira de Bob Esponja e por esse trabalho foi indicado ao Prêmio Yamato de Melhor Narração ou Locução.

Também dublou Rei Julien em Os Pinguins de Madagascar, Jackie Chan na maior parte de seus filmes, Kiefer Sutherland na maior parte de seus filmes, Kevin Bacon na maior parte de seus filmes, Will Ferrell na maior parte de seus filmes, Jet Li na maior parte dos seus filmes, e Jim Carrey em grandes filmes: Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros(DVD/TV Paga), O Máskara (DVD/VHS), O Pentelho, O Show de Truman (VHS), Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (DVD) e O Golpista do Ano. Também dublouTom Hanks em Mensagem para Você(1°Versão), A Mente que Mente e Larry Crowne(Avião), Philip Seymour Hoffman em Perfume de Mulher(TV Paga) e Tudo pelo Poder.Também dublou Bubba em Forrest Gump - O Contador de Histórias e o ator Michael J. Fox em Por Amor ou Dinheiro(VHS), e além de ter dublado a primeira voz deAdam Savage na série Mythbusters (até começo da sétima temporada), também dublou O Doutor (Peter Capaldi), na 8 ª temporada da série britânica "Doctor Who", exclusivamente para a TV Cultura, assim como narrou a versão brasileira da série infantil Thomas e seus Amigos.

Em seu portifólio também consta a dublagem do personagem Jim Raynor, na saga do jogo StarCraft II: Wings of Liberty.

Dublou ainda Kiefer Sutherland como Jack Bauer nas três primeiras temporadas de 24 Horas e pelas duas primeiras foi indicado ao Prêmio Yamato de Melhor Ator. No entanto, após a Fox Film do Brasil vender DVDs e exibir a série na TV aberta sem dar os créditos e sem a autorização do dublador, ele entrou com uma ação judicial para receber o pagamento correspondente à sua parte na comercialização do DVD e na exibição em TV aberta, além de indenização por danos morais, que ele ganhou em primeira instância no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A Fox ainda tentou um recurso especial, mas a decisão se manteve favorável ao dublador. Contudo, devido a isso, foi demitido e substituído por Márcio Simões, e uma de suas participações em animes foi no filme 15 de Pokémon com o personagem Kyurem. Ele dublou também um personagem chamado Yakotsu cujo nome no anime Inuyasha é Jakotsu